sexta-feira, 1 de março de 2013

Roubo de páginas no Facebook, uma epidemia que assusta usuários


O assunto que trazemos hoje aqui em nosso blog pode parecer bobagem para alguns internautas que não conhecem a relevância de uma 'fan page'(página de fãs) no Facebook, mas para quem já passou pelo dissabor de ter sido ''hackeado" será ao menos um consolo, já que alguém se importa e trás ainda mais a público o que isso lhes representou. Para quem tem uma fan page e quer protegê-la, será algo de suma importância, pois iremos oferecer dicas de como empurrar um pouco mais para longe de si o perigo de vir a sofrer a perda.

Denúncia:
Pseudo-hackers(pois em sua maioria não são hackers, senão adolescentes "brincando" de crimes cibernéticos nas lan house's) estão fazendo do Facebook um lugar inseguro para quem tem uma página relacionada ao perfil de usuário.

Em um fórum, disponível no site com o cabeçalho "Minha fan page foi roubada por um outro adm o que eu posso fazer para recuperar!" (aqui), apresenta dezenas de usuários queixosos de "roubos" de páginas.

Como esses "roubos" ocorrem:

Por troca de Gerente: Na verdade, como o título do fórum sugere, esse "roubo" se dá pela troca de Gerente, quando o criador da página dá poder de gerenciamento(admin) para outro usuário e este outro exclui o gerente criador, tomando 100% do controle administrativo da 'fan page'.

Por invasão de conta: O próprio Facebook admite existir a possibilidade de roubo se senha ou ataque de hackers. Ao tratar do assunto, consta no site o seguinte: "Sua conta pode ter sido comprometida e o hacker removeu seus privilégios administrativos de uma ou mais páginas."(aqui)

Chega-se ao ponto de existirem sites e softwares voltados para esta finalidade, encontrados através de buscas feitas por HACKER FACEBOOK.

Paralelo às leis de crimes na internet(apelidada de Lei Carolina Dieckmann, a Lei dos Crimes Cibernéticos (12.737/2012)), que contempla "(a)a invasão de computadores, (b)o roubo de senhas e de conteúdos de e-mail, (c)a derrubada proposital de sites e (d)o uso de dados de cartões de débito e crédito sem autorização do titular e (e)a disseminação de vírus de computador ou códigos maliciosos para roubo de senhas" sancionada pela presidente Dilma Rousseff no dia 30 de novembro de 2012, e publicada no Diário Oficial, no dia 3 de dezembro do mesmo mês e ano, que alterou o Código Penal Brasileiro, com penas de 1 a 5 anos de prisão e multa, e paralelo também às leis internacionais americanas, e a despeito de todo o conteúdo livre e útil publicado para benefício do internauta, conhecidos como "tutoriais", impregnam o site de vídeos YouTube, da universalmente conhecida empresa Google, centenas, senão milhares, de vídeos ensinando como hackear especificamente a conta de usuário no Facebook para fins de "roubo" de fan pages.

Um exemplo é o vídeo cujo título diz claramente:"Como Hackear Facebook Método Infalível 2013". Alguns desses usuários com voz de adolescente chegam a advertir os internautas de que estão transmitindo apenas "conhecimentos", numa tentativa sínica de se eximirem das responsabilidades legais a que suas publicações possam os envolver. Só que nesses "tutoriais do mau" eles demonstram consciência de que trata-se de crimes, e usam termos como "enganar o usuário", "fazer parecer", que caracteriza seus conteúdos como algo que induz ao erro quem vier a ser vítima das práticas ensinadas ali uma vez levadas a cabo por terceiros.

O significado de uma página:
Uma fan page pode chegar a receber inúmeras "curtidas" de outros usuários do Facebook. Algumas bem elaboradas tem 10.000, outras 1000.000 e raras 'fan pages' chegam a passar de 1 Milhão de curtidas. As mais curtidas são as de celebridades, as páginas de empresas e aquelas que exploram o humor.

Essas páginas se transformam em verdadeiros canais de públicos ao atrair visitas para outros sites, através de links e postagens, podendo gerir renda financeira para seus donos através dos sistemas de capitalização do site final, como por exemplo as empresas de vendas online e os blogs que utilizam sistemas de afiliados. Com o roubo de uma página, o usuário pode ter uma redução de até 95% na receita líquida do site na mesma fração com que o tráfego era beneficiado por ela.

Essas 'fan pages' uma vez roubadas podem chegam a ser vendidas numa cotação que contempla R$1.000,00 por cada lote de 100.000 curtidas. Como podem ver, o valor de uma página no Facebook pode ir além da simples prática de um hobby(distração). Isso para o usuário comum. Para as empresas, sua importância pode ser ainda maior.

O próprio Facebook vende um produto relacionado a elas: a promoção interna, que consiste de expor de uma forma mais notória a fim de aumentar o número de curtidas. Bem se pode notar o prejuízo financeiro decorrente dos "roubos" de páginas na rede social mais acessada do mundo, o Facebook.

Como prometido, vamos disponibilizar links para dois outros artigos relacionados ao tema:

Página do Facebook roubada:Como evitar?

Como denunciar roubo de páginas do Facebook