quinta-feira, 19 de julho de 2012

TIM,Claro e Oi desabam: E agora?

O que parecia ser mais um dia normal para os investidores das empresas de telefonia, virou um mar nervoso, com extrema volatilidade nos preços das ações do setor. Perto do final da tarde, surgiram rumores de que o governo suspenderia a venda de acessos móveis das maiores operadoras nacionais. Até aquele momento, as ações da TIM (TIMP3), Oi (OIBR4) e VIVO (VIVT4) acompanhavam a média do mercado e apresentavam alta. Em poucos minutos as ações dessas empresas desabaram. 


A Claro não possui ações negociadas na BM&FBOVESPA. O mercado preferiu não esperar pelo o que foi confirmado ao final do pregão: a ANATEL decidiu suspender a venda das operadoras Claro, TIM e Oi, deixando a VIVO de fora. Os investidores da VIVO ainda conseguiram ver suas ações voltar ao campo positivo no final do pregão, em alívio às notícias. A mais prejudicada, no entanto, seria a TIM. 


Impedida de vender seus planos de voz e dados móveis em 18 estados, mais o Distrito Federal, a companhia não possui uma base de assinantes diversificada como a Oi, com suas linhas fixas e banda larga por rede terrestre. Agora resta às companhias apresentar um plano de investimentos ao governo no prazo de 30 dias, com a clara intenção de melhorar seus serviços, para retomar as vendas aos clientes.